O Valor da biodiversidade
domingo, novembro 01, 2009 | Author: Jorge Ramalho
O Valor da biodiversidade

1-Utilitário
2–Intrínseco

Valor utilitário:
A. Bens –alimentos, medicamentos, combustível
B. Serviços –Reciclagem, polinização, Fixação de azoto
C. Informação –Biologia aplicada
D. Psíquico e espiritual –Beleza, inspiração religiosa, conhecimento

Por exemplo, o argumento de que “potenciais medicamentos”podem ser perdidos devido à extinção de espécies tem sido muito utilizado, o que indica a estima que os medicamentos gozam na sociedade actual.

Do ponto de vista de informação (genética e outra) a destruição da biodiversidade é semelhante à destruição de livros.

O Valor da biodiversidade

Do ponto de vista de estética natural e religião a destruição da biodiversidade é semelhante à vandalização de uma obra de arte.

2. Valor intrínseco: a vida não humana apresenta valor inerente para o homem, o que poderá constituir a maior motivação para conservar a biodiversidade. Os valores estéticos e espirituais da natureza estão relacionados com os valores intrínsecos.

Carta das Nações Unidas para a Natureza: “Qualquer forma de vida é única e merece respeito, independentemente da sua utilidade para o homem.”

Convenção para a biodiversidade: “O valor intrínseco da diversidade biológica.”

Extinção provocada pelo homem = assassínio
Extinção natural = morte de causa natural (Rolston 1998).

O Valor da biodiversidade

Os valores utilitários e intrínsecos da biodiversidade não são mutuamente exclusivos.

“Não pensem em utilizar decentemente o solo apenas de um ponto de vista económico. Examinem cada questão em termos do que é ético e esteticamente correcto, bem como a parte económica. Uma coisa só está correcta quando tende a preservar a integridade, a estabilidade e a beleza das comunidades bióticas (Leopold 1949)”.

Biodiversidade apresenta apenas um valor instrumental. O aspecto da conservação tem de se justificar Biodiversidade com um valor instrumental e intrínseco. O aspecto do desenvolvimento tem de ser justificado.


Atribuir valor financeiro à biodiversidade

(Leitura obrigatória: Costanza et al (1997) Nature 405: 234-242)

Pode-se atribuir um valor financeiro a algumas espécies ameaçadas (por exemplo as presas do elefante). Assim, não seria do interesse do “proprietário”contribuir para a extinção da sua fonte de rendimento.
Mas muitas espécies apresentam taxas de crescimento reduzidas. E as espécies sem valor monetário óbvio ?

- Cálculo da quantidade que as pessoas estão dispostas a pagar adiantadamente de modo a garantir uma opção de utilização futura.

- Atribuir um valor monetário à biodiversidade e natureza em si (por exemplo, à polinização pelas abelhas): qual seria o custo da substituição dos serviços naturais por serviços artificiais.

Ao atribuir um valor intrínseco à biodiversidade estamos a retirá-la da validação económica (Sagofff 1988). A biodiversidade apresenta um valor incalculável e deverá ser conservada, a não ser que esse custo seja proibitivo (Bishop 1978).


Ética, Religião e Conservação da Natureza

Antropocentrismo: Em termos tradicionais, no mundo ocidental, apenas os seres humanos são alvo de consideração ética.

MAS

frases como “Deus criou o homem para ser homem”e “dominar a natureza": sugerem que Deus conferiu aos homens responsabilidade de cuidar da natureza. Assim muitas acções de destruição da biodiversidade podem ser julgadas não éticas sem entrar em conflito com os valores morais Ocidentais.

Conclusões semelhantes podem ser conseguidas utilizando as correntes religiosas não ocidentais: motivações para acções de conservação podem ser encontradas em termos religiosos.


Ética, Religião e Conservação da Natureza

Islamismo: O homem tem um lugar previlegiado. Os outros seres foram criados para servir a humanidade.
Mas o Corão refere “Deus criou todas as coisas em equilíbrio”.

Hinduismo: Os seres humanos são convidados a identificarem-se com outras formas de vida. Tal conduz a uma “compaixão pelas outras formas de vida”. ► Este pensamento motivou um movimento conservacionista de preservação de florestas dos Himalaias.

Taoismo: Existe um Tao(caminho) da natureza. Os processos naturais ocorrem de uma forma ordenada e harmoniosa ► as actividades humanas não devem bloquear o tao.

Budismo: Controlar o desejo, reduzir o consumo e contemplar a natureza.



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3 comentários:

On 2 de novembro de 2009 às 00:03 , JSaldanha disse...

Caro Jorge Ramalho

Acho que o tema das humanidades, me toca no ego, e aproveito para retribuir os parabéns, pois é com agrado que fasso um comentário ao teu trabalho sobre o “valor da biodiversidade”.
O factor científico é sempre o mais abordado, mas a história tem sempre o seu valor. A biodiversidade acompanhou-nos na nossa evolução como humanos.
Se respeitarmos as culturas e as suas regiões estamos a respeitar o ser humano na sua pureza.
A tecnologia é importante para o bem e para o mal, mas uma coisa é certa o homem não é uma máquina mas sim um aglomerado de átomos que se juntaram e pela acção de ligação moleculares, originaram compostos orgânicos (DNA), que deram origem a um ser vivo, resistente, adaptável, com capacidade de tratar a informação e através da sua inteligência contribuir para aquilo que somos hoje.
Ao respeitar-mos um Deus através de uma religião estamos a respeitar a ordem do Universo e da vida. Todas as religiões são válidas e só pela acção de mentes pervertidas é que os escritos religiosos podem ser transformadas em práticas do mal.
Eu sou cristão mas valorizo qualquer tipo de religião e sou fã do budismo (que não tem um Deus assumido).
Penso que o budismo tem a ver com a biodiversidade, pois as suas harmonias, a respeitabilidade, as meditações e as suas sapiências são uma mais valia para a valorização da biodiversidade.
Pergunta: Porque será que o tigre é o animal escolhido pelos monges budistas?
Resposta: O budismo assegura a harmonia do lugar.

JSaldanha

 
On 7 de novembro de 2009 às 19:44 , Jorge Ramalho disse...

Obrigado JSaldanha,

Os teus comentários são simplesmente impecáveis.
Um abraço

 
On 29 de março de 2013 às 07:20 , Abdulmalique Abdulai disse...

De facto significa que as actividades antropogenicas tambem sao a causa da degradacao da diversidade biologica