Geodiversidade
sábado, janeiro 09, 2010 | Author: Jorge Ramalho
Variedade de ambientes geológicos, fenómenos e processos activos que dão origem a paisagens, rochas, minerais, fósseis, solos e outros depósitos superficiais que são o suporte para a vida na Terra.

A geodiversidade engloba não só minerais e rochas, mas também fósseis, solos, formas de relevo e processos geológicos activos que lhes dão origem. Assim, a geodiversidade pode ser considerada como a principal causa para a variedade de ambientes onde a vida surgiu e evolui. A distribuição e a sobrevivência das diversas espécies vivas no planeta estão dependentes das condições físicas e químicas do meio que ocupam.

Vivemos num mundo diversificado. E essa diversidade seja ela geológica, biológica, ou cultural, é fundamental (Gray, 2004; Silva, 2005, 2008). A tal ponto que a diversidade é, na realidade, o valor basilar a defender, seja a nível natural ou cultural, porque é da interacção entre os seus diferentes tipos que, em última análise, resulta a multiplicidade de manifestações do mundo natural e cultural que habitamos.

O termo “geodiversidade” terá sido utilizado pela primeira vez em 1993, por ocasião da Conferência de Malvern, Reino Unido, sobre “Conservação Geológica e Paisagística”, sendo que o primeiro livro dedicado exclusivamente a esta temática foi editado, apenas, em 2004. Trata-se da obra de Murray Gray (do Departamento de Geografia da Universidade de Londres, intitulada “Geodiversity: valuying and conserving abiotic nature”.

O termo geodiversidade surge por comparação com o termo biodiversidade, que diz respeito à diversidade biológica do planeta e à necessidade da sua preservação.

Geólogos e geomorfólogos começaram a usar o termo na década de 1990 para descrever a variedade no âmbito da natureza abiótica (Gray, 2004). A ênfase nos aspectos biológicos na protecção da natureza tinha vindo a aumentar a diferença nas políticas de valorização e protecção entre os elementos bióticos e abióticos da natureza. Geodiversidade é assim a diversidade dos elementos geológicos (rochas, minerais, fósseis), geomorfológicos (geoformas, processos) e pedológicos, incluindo as suas inter-relações, propriedades, interpretações e sistemas (Gray, 2004).

O termo Geoconservação designa as iniciativas de conservação da geodiversidade (Brilha, 2002; Gray, 2004).
This entry was posted on sábado, janeiro 09, 2010 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: