quarta-feira, outubro 28, 2009 | Author: Jorge Ramalho
Natureza e biodiversidade

A biodiversidade é uma intrincada teia de vida da qual todos dependemos. A perda de diversidade biológica sem precedentes a que assistimos actualmente pode minar as condições de vida do planeta e levar-nos a um beco sem saída.

A UE adoptou uma atitude firme para inverter esta tendência e os seus dirigentes estão empenhados em travar a perda da biodiversidade na Europa até 2010. Além de desenvolver as suas próprias políticas, a UE é Parte na Convenção das Nações Unidas sobre a Diversidade Biológica. Esta convenção impõe aos Chefes de Estado e de Governo da UE um objectivo comum: reduzir significativamente, até 2010, a taxa mundial de perda da biodiversidade.

A Convenção das Nações Unidas apela à criação de uma rede mundial para proteger a biodiversidade. A resposta da UE a este apelo é a rede Natura 2000, a maior rede ecológica de zonas protegidas do mundo, que integra uma superfície equivalente a cerca de 18% do território da UE e está em constante crescimento. Um aspecto essencial da abordagem da UE é permitir um desenvolvimento socioeconómico sustentável nas zonas abrangidas por esta rede, desde que a sua execução seja controlada.

Pôr cobro à perda da biodiversidade na UE é possível, mas para tal é necessário assegurar a aplicação efectiva de todas as políticas relacionadas com a biodiversidade e das estratégias adoptadas a nível da UE.

A UE adoptou um plano de acção para acelerar os esforços no sentido de travar a perda de biodiversidade até 2010. São propostos dez objectivos prioritários em áreas como a biodiversidade na UE, a biodiversidade global, as alterações climáticas e o reforço da base de conhecimentos.

Para vingar, o plano necessita de uma sólida parceria entre as instituições da UE, as autoridades nacionais e a sociedade civil. A Comissão publicará anualmente um relatório sobre os progressos alcançados.
This entry was posted on quarta-feira, outubro 28, 2009 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: